A doutrina Espírita se assenta no Pentateuco Kardequiano. Composto pelo Livro dos Espíritos, Evangelho Segundo o Espiritismo, Livro dos Médiuns, Gênese, Céu e Inferno. O Livro que foi a geratriz de todos os outros foi o Livro dos Espíritos, constituindo este no principal livro da doutrina. Kardec após o seu lançamento verificou a necessidade de outros livros complementares.
O primeiro destes livros foi o Evangelho Segundo o Espiritismo, no qual Kardec explica minuciosamente todo o capítulo das leis morais, esmiuçando-as e pondo-as ao alcance de qualquer leigo. Ao lê-lo sentimos quanto Deus é bom, a figura de um Pai zeloso e amigo se revela em cada palavra. Consola ao mesmo tempo que instrui, levando cada um de nós a entender o porque precisamos nos melhorar a cada dia.
Afirma a necessidade de nos tornarmos melhores a cada dia e que é este o objetivo da encarnação. Que somos responsáveis por nossas desditas, porque Deus nos dá segundo nossas próprias obras. Compreendemos porque devemos amar o próximo e que só contruiremos um mundo melhor quando praticarmos suas leis sem nenhum esforço.
O Livro dos Médiuns nos fala da parte científica da doutrina. O mecanismo usado para que os espíritos influa sobre a matéria. Nos revela a atuação que temos sobre o mundo dos desencarnados e a que eles exercem sobre nós. A existência do fluido cósmico, a matéria primordial na formação de todas as coisas
No universo três coisas preponderam:
A Gênese onde Kardec explica a formação dos universos, da criação da Terra e de tudo que ela contém. Explica minuciosamente a existência dos fluidos e como os espíritos encarnados e desencarnados o manipulam.
Céu e Inferno onde Kardec explica as recompensas e penas obtidas por nossa ações tirando todas as dúvidas a respeito. Mostra que não existe penas eternas e que cada um responderá por suas ações, mas seja qual for o erro cometido, Deus reserva sempre uma nova oportunidade de recomeçoRUA BENEDITO IZIDORO DE MOURA, 240 - JD. TERRALÃO
CARAGUATATUBA - SÃO PAULO
Acesse nossa página no Facebook